A grande tragédia no Lago Nyos, em Camarões
O dia 21 de agosto de 1986 foi marcado por uma grande tragédia no Lago de Nyos, em Camarões. Cerca de 1746 pessoas foram mortas e 400 ficaram feridas com queimaduras e problemas respiratórios. Essa calamidade não tinha nenhuma causa aparente, nenhum incêndio, terremoto ou tempestade...
pt.wikipedia.org/wiki/Lago_Nyos
Acontece que o Lago de Nyos é formado em uma cratera de vulcão inativo, possuindo água saturada por Gás Carbônico de origem vulcânica devido à desgaseificação das rochas constituintes. Nesse dia trágico, devido a algum distúrbio presente no lado, a água saturada com CO2 emergiu para a superfície, onde a pressão é menor e a solubilidade do gás também. Como resultado, milhares de quilômetros cúbicos de CO2 foram liberados subitamente para a atmosfera de forma violenta, alcançando uma altura de cerca de 85 metros. Como esse gás é mais denso que o ar, ficou pairando sobre o solo e se espalhou com uma velocidade em torno de 65 km/h, atingindo vilarejos e matando as pessoas e animais por asfixia.
Após essa tragédia, foi construído um cano para facilitar a liberação do gás e evitar que sua concentração exceda níveis de segurança.
KOTZ, J.C.; Química geral e reações químicas; volume 1; 6a edição; página 578.
g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL91200-5602,00-ARQUIVO+G+GAS+VULCANICO+MATA+MAIS+DE+MIL+PESSOAS+EM+CAMAROES.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário