PESQUISAR

terça-feira, 30 de junho de 2015

Você sabia que o número de visitantes da Gruta Lagoa Azul é controlada para não "solubilizar" as estalactites e estalagmites?
www.cenariohq.com.br

A Gruta do Lago Azul (MS), uma caverna composta por um lago e várias salas com estalactites e estalagmites, é uma importante atração turística que limita o número de visitantes, não ultrapassando 300 por dia!

www.cvc.com.br

Isso acontece porque um número excessivo de pessoas aumentaria muito a quantidade de CO2 liberado dentro da Gruta devido a respiração dos visitantes. Esse CO2 interagiria com o ambiente, levando à dissolução das estalactites e estalagmites, formadas por CaCO3segundo o equilíbrio químico abaixo:

CO2 + H2   H2CO3 
H2CO3  H+ + HCO-3 
CaCO3 + 2H+  Ca2+ + CO2 + H2O

O Gás Carbônico liberado na respiração reagirá com a água formando Ácido Carbônico, deixando o pH do meio ácido e, consequentemente, atacando as estruturas Carbonáticas.
Curiosidade: Você sabia que a formação daquelas esculturas lindas de estalactites e estalagmites pode ser explicada pela Química?
www.copastur.com.br

Essas estruturas que formam lindas esculturas em cavernas são constituídas por CaCO3, como resultado da dissolução do Cálcário presente nas rochas formadoras das cavernas. 

O CaCO3, quando na presença de quantidades elevadas de CO2, torna-se solúvel em H2O segundo o equilíbrio abaixo:
CaCO3(s) + CO2(g)  + H2O(l)   Ca2+(aq) + 2 HCO-3(aq)

Sendo assim, a água ao passar pelas rochas constituídas de Calcário, carrega consigo o Carbonato de Cálcio dissolvido. 

Entretanto, com a evaporação da água ou perda devido ao escoamento, esse equilíbrio desloca-se no sentido contrário, sentido de formação do Carbonato de Cálcio novamente:

Ca2+(aq) + 2 HCO-3(aq)  CaCO3(s) + CO2(g)  + H2O(l) 

Desse modo, são formadas novas estruturas de Carbonato de Cálcio por onde a água escoa, seja pingando do teto (estalactites) ou se acumulando no chão (estalagmites)

www.1000dias.com

segunda-feira, 29 de junho de 2015


Por que em regiões muito frias costuma-se colocar sal no radiador do carro?

O sal adicionado ao radiador dos carros em regiões muito frias funciona como uma espécie de "anti congelante", mantendo a água no seu estado líquido. Mas você sabe como isso acontece?

Motivo semelhante ao quando adicionamos sal na água antes de sua fervura. As moléculas de água interagem com os íons, solvatando-os, isto é, formando uma camada ao redor desses íons. 
Para o congelamento da água, é necessários que as moléculas de água interajam umas com as outras e formem uma estrutura cristalina organizada:
www.3bscientific.com

A presença do sal dificulta essa organização, ocasionando o que chamamos de "Crioscopia": abaixamento da temperatura de congelamento da água.
Desse modo é possível que a água dos radiadores atinja 0graus sem que ocorra seu congelamento.

Por que geralmente coloca-se sal na água antes de fervê-la?

Em geral, adicionamos sal na água antes de levá-la à fervura, mas você sabe o real motivo disso?

Ao adicionarmos sal na água, as moléculas de água passam a solvatar os íons, isto é, ficam ao redor deles interagindo por meio de interações eletrostáticas. 
www.brasilescola.com

Essa nova interação presente entre as moléculas de água e os íons do sal prejudicam a movimentação das moléculas de água com o aumento da temperatura. Como consequência, haverão menos partículas de água no estado gasoso em equilíbrio com a solução (pressão de vapor da água).
Como a água somente evapora quando a pressão de vapor se iguala à pressão do ambiente, quanto menor a pressão de vapor, maior a temperatura de ebulição. Água com sal ferve a temperaturas maiores do que a água isenta de sal.
Esse é o real motivo de adicionarmos sal à água fervento, para evitar que ela evapore facilmente e atinja temperaturas maiores.


quinta-feira, 25 de junho de 2015

Por que os objetos de prata ficam escuros com o passar do tempo?


Objetos de prata como talheres e joias acabam perdendo seu brilho com o passar do tempo devido à oxidação da Prata em contato com o Oxigênio do ar e com compostos Sulfonados, quando em contato com ar poluído, alimentos e até mesmo o suor, devido à presença de aminoácidos como a cisteína.
Como consequência, forma-se uma camada insolúvel em água de sulfeto de prata, de coloração azulada, que se torna preta com o passar do tempo. 

A reação correspondente é:

Como limpar esses objetos de prata oxidados?

Para limpeza desses objetos de prata oxidados, é necessário reduzir a Prata a seu estado de oxidação 0 novamente. Um método fácil e rápido é inserir os objetos em uma solução 10g de NaCl (sal de cozinha) em 100mL de água contendo uma placa de Alumínio.

A reação correspondente é:

Cuidado!! 

Muitas pessoas realizam a limpeza dos objetos de prata com pasta de dente e uma flanela. Esse método não recupera a prata oxidada! Apenas remove essa camada, deixando uma nova camada de prata exposta à superfície. 


Você sabia que o gás de cozinha não tem cheiro?



Pra vocês que achavam que aquele odor que sentimos quando acendemos o fogão é proveniente do gás combustível dentro botijão, sinto informá-los que a resposta é NÃO.

O GLP (gás liquefeito de petróleo) que utilizamos como gás combustível é composto essencialmente por propano e butano, pequenas cadeias de hidrocarbonetos que são gases à temperatura ambiente e inodoros.

O odor que sentimos é devido à presença de espécies chamadas de Mercaptanas, compostos orgânicos que possuem um radical orgânico + grupo tiól (com Enxofre). Esses compostos são adicionados como medida de segurança contra vazamentos.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Você sabe porque água e óleo não se misturam?

As moléculas de água são polares e interagem entre si por meio de ligações de Hidrogênio:

www.brasilescola.com

Já as moléculas de óleo são apolares (cadeias longas de Carbono e Hidrogênio) e interagem com as mesmas moléculas de água por meio de interação dipolo - dipolo induzido. 

Como as ligações de Hidrogênio são muito mais "fortes" do que a interação dipolo-dipolo induzido, a tendência é que as moléculas de água permanecem juntas em uma fase e as moléculas de óleo permanecem juntas em outra fase.


Mancha verde em represa de São Paulo

Olhando pela perspectiva Química...

Águas com grande quantidade de matéria orgânica proveniente de esgoto doméstico e industrial, como no caso da reportagem, favorecem a proliferação das cianobactérias, também conhecidas como micro algas azuis. As cianobactérias são microorganismos fotossintetizantes que se alimentam dessa matéria orgânica em excesso presente na água. Como resultado do elevado consumo de oxigênio e de substâncias tóxicas liberadas por elas, esse fenômeno ocasiona a morte dos peixes presentes no local e o mau cheiro.