PESQUISAR

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Você sabe porque as gotas são redondas?

fmanha.com.br

Quem nunca se deparou com uma gotícula de água e a admirou por ser tão redondinha... Agora você sabe por que as gotas de água são redondas? Pode até parecer uma pergunta boba, mas a explicação é algo sério e complexo..

As moléculas presentes no interior do líquido interagem com outras moléculas em toda a sua volta; já as moléculas da superfície interagem e são afetadas somente pela camada de novas moléculas imediatamente abaixo delas. Esse fenômeno gera uma força direcionada para baixo, para o interior do líquido, "puxando" as moléculas da superfície para baixo, contraindo-a, fazendo-a se comportar como se tivesse uma "pele". A resistência dessa "pele" é medida por sua tensão superficial - energia necessária para atravessar a superfície da água e espalha-la sobre uma superfície.

É esse o motivo pelo qual as gotas são redondas, essa forma geométrica garante a menor área superficial para um mesmo volume dentre todas as figuras geométricas. Quanto menor a área de contato, menor a tensão superficial, isto é, menos energia!

Além disso, as gotas de água estão em contato direto com o ar em todas as direções. Como o ar é hidrofóbico (não interage favoravelmente com a água), essa forma geométrica garante uma área de contato menor entre eles.
imagensefotos.com

É comum associarmos o formato das gotas de água como o da figura abaixo também:
www.towallpaper.com

Essa forma em geral é assumida quando a gota está caindo sob ação da força da gravidade, isto é, quando a gota possui aceleração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário