PESQUISAR

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Carbono 14

Você sabe por que o Carbono 14 é tão importante?

O Carbono 14, diferentemente da regra que aprendemos na escola, é um elemento que possui número de massa igual a 14.. e não 12! Como isso é possível??

Existem elementos químicos chamados de Isótopos: elementos com o mesmo número atômico, mas diferentes números de massa. Esse é o caso do Carbono, existe o Carbono com número de massa 12 e o Carbono com número de massa 14.

(http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1554&evento=4)

A grande importância do Carbono 14 na determinação da idade de fósseis antigos está baseada no fato da quantidade desse elemento diminuir nos organismos vivos em um ritmo constante ao longo do tempo. A cada 5730 anos a quantidade de Carbono 14 diminui pela metade (esse tempo é chamado tempo de meia vida). 
Sendo assim, ao analisar a quantidade de Carbono 14 e a relação Carbono 14 / Carbono 12 em uma amostra, é possível estimar a idade da mesma. Quanto menor a quantidade de Carbono 14, mais antigo é o fóssil!


(https://www.todamateria.com.br/o-que-sao-fosseis/)


quarta-feira, 29 de junho de 2016

Sangue do meu sangue?? o.O

Quantos de nós já ouvimos a expressão "Sangue do meu sangue" quando alguém está se referindo a um familiar?
Mas, será que isso é verdade?
Se analisarmos a frase em si, quer dizer então que todos os membros de uma família deveriam ter o mesmo tipo sanguíneo, certo? ....... ERRADO!

(www.stsnet.com.br)

Todos sabemos que o tipo sanguíneo de pais e filhos não são necessariamente iguais. O fato é que o tipo sanguíneo dos pais determina o tipo sanguíneo dos filhos por meio da combinação de genes (um advindo do pai e outro da mãe).
Esses genes, por sua vez, juntamente com diversos outros, é que determinarão o DNA do indivíduo.

(www.tuasaude.com)

Então quer dizer que essa expressão está incorreta! O que os pais passam para os filhos são os genes e não o sangue!


terça-feira, 21 de junho de 2016

Palito de fósforo??

Palito de fósforo?? ... Infelizmente o nome usual não remete a uma verdade.. Os palitos de fósforo não são feitos de fósforo!

(www.quimicasuprema.com)

A ponta avermelhada dos palitos é composta de uma mistura de Enxofre e KClO3 (agente oxidante).

O Enxofre fica na lateral das caixinhas, juntamente com Sulfeto de Antimônio e Trióxido de Ferro.

O atrito entre a cabeça do palito e a parte áspera da caixinha funciona como força propulsora para que o fósforo juntamente com as outras substâncias presentes gerem a faísca necessária para que o agente oxidante queime o Enxofre presente no palito.

(meupapeldeparede.blogspot.com)

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Como os vaga-lumes acendem?

Quem quando criança nunca se encantou com aquele bichinho que acendia quando a gente apagava a luz?
Você sabe como ele é capaz de produzir essa "luz"?

(www.vortexmundi.com.br/no-reino-dos-vagalumes/)

Esse fenômeno de produção de iluminação é chamada de Bioluminescência. Ela ocorre devido à oxidação de uma substância presente nos vaga-lumes, a Luciferina.

(pt.wikipedia.org/wiki/Luciferina)

A Luciferina, quando em contato com o Oxigênio que é inspirado pelo inseto, sofre oxidação por meio da enzima chamada Luciferase. Nessa reação química, ao invés de energia ser liberada sob a forma de calor, ela é liberada como fótons de luz e o vaga-lume acende!

(smithsonianmag.tumblr.com/post/74509129669/smithsonian-magazine-flight-paths-of-fireflies)

Interessante!!
A reação da Luciferina com o Oxigênio somente ocorre dentro de células especiais chamadas Fotócitos. Essas células ficam em um tecido específico, chamado Lanterna, que possui terminais de traqueias, que conduzem o Oxigênio inspirado, e estão diretamente relacionadas ao cérebro. O resultado é que o Vaga-lume só acende quando ele quer!
(noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/10/08/clique-ciencia-como-o-vaga-lume-emite-a-sua-luz-para-que-ela-serve.htm)

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Por que Urtiga queima a pele?

Quem nunca ouviu a expressão: "Queima feito Urtiga?".. Você por acaso sabe o que faz a Urtiga causar a sensação de "queimação" em nossa pele?

(remediodaterra.com.br/wp-content/uploads/2015/08/Urtiga-benef%C3%ADcios-e-propriedades.jpeg)


O que acontece é que as folhas da Urtiga não são lisas, elas possuem pequenos "pelos" recobrindo toda sua superfície e esses "pelos" possuem uma substância chamada Ácido Fórmico, o mesmo ácido presente na picada das formigas.
Em contato com a pele, esse ácido produz uma reação alérgica vista como vermelhidão, coceira e queimadura.

www.mundoeducação.com

terça-feira, 29 de março de 2016

Por que as saladas temperadas murcham?

Quem nunca passou pela experiência traumática de fazer aquela salada linda, temperá-la e, após alguns minutos, ela murchar?

Você tem ideia do por que isso acontece?

(/www.venitegourmet.com.br/ola-mundo/)

Para entender o motivo, primeiro temos que aprender o que é o fenômeno chamado Osmose:
Osmose é a passagem de solvente de uma solução menos concentrada para outra mais concentrada através de uma membrana.

Sendo assim, ao temperarmos a salada com sal e vinagre/limão a concentração no lado externo da folha (superfície) fica maior do que a concentração do lado interno da folha. O resultado é a passagem de água de dentro para fora, fazendo com que as folhas murchem.

E como podemos fazer para reverter isso?

Basta pensar no inverso: é preciso aumentar a concentração do lado de dentro para que a água retorne ao interior das folhas. Isso é possível colocando-as em um recipiente com água.
Dessa forma, o lado externo (superfície) ficará mais diluído (com maior quantidade de água) e, consequentemente, menos concentrado, invertendo o fluxo da osmose: de fora para dentro das folhas.

(www.knorr.com.br/article/detail/244948/como-recuperar-verdes)


segunda-feira, 28 de março de 2016

Você sabe como o milho se transforma em pipoca?

Não dá pra negar que uma a combinação pipoca + filme é perfeita.. Mas você sabe como se forma a pipoca? Quer dizer, como um pequeno grão de milho se transforma em uma pipoca?!

(cemedmg.wordpress.com/2012/10/12/o-risco-encoberto-da-pipoca-de-micro-ondas/)

O que acontece é o seguinte, o milho de pipoca possui em seu interior uma grande quantidade de água e amido. Estes, ao entrarem em contato com o óleo quente (temperaturas acima de 100graus Celsius) sofrem uma transformação: a água passa para o estado de vapor e o amido, antes sólido, vira uma espécie de gelatina. A consequência disso é um aumento da pressão dentro do grão de milho, fazendo com que ele "estoure".. Ao entrar em contato com o ar, o amido "gelatinizado" se transforma na pipoca que conhecemos.

(www.oprah.com/health/How-to-Make-Popcorn-at-Home-Homemade-Popcorn)

E por que alguns grãos de milho não estouram?

A explicação é bem simples: esses grãos não possuem a quantidade de água suficiente em seu interior.
(www.culturamix.com/wp-content/gallery/5-251/curiosidade-como-e-por-que-a-pipoca-explode-2.jpg)